Pular para o conteúdo

Histórico

A Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana – ETARSERRA tem sua origem como um evento acadêmico, idealizado pelo Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF/UFF). Parte integrante da Agenda Acadêmica da UFF de 2013, realizada durante a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a I ETARSERRA visava integrar os membros da comunidade acadêmica do ISNF/UFF e compartilhar o conhecimento produzido por meio da apresentação de trabalhos acadêmicos e aproximando a arte desse público. Já nesse primeiro ano, o evento revelou seu potencial ao ultrapassar os muros da instituição e contar com a participação de estudantes e professores de outros cursos de Instituições de Ensino Superior (IES) de Nova Friburgo.

Em 2014, o evento passou a integrar o Programa de Extensão: “Difusão e popularização da produção acadêmica-científica e tecnológica na região serrana do RJ”, vinculado ao Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia do ISNF-UFF, com a parceria do Polo de Educação a Distância (EAD) – Nova Friburgo do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) e da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior (SMCTIEPS) da Prefeitura de Nova Friburgo. A ETARSERRA, com periodicidade anual, inscreveu-se a partir desse momento na Agenda da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do município e da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro e ampliou seus objetivos: difundir e popularizar o conhecimento científico e a produção artística e cultural na região, e promover o encontro e a troca de experiências entre estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, profissionais e a população em geral. Além da exposição de trabalhos de ensino, extensão, pesquisa, inovação científica e tecnológica e difusão e popularização de ciência e tecnologia, atividade principal do evento, somaram-se outras atividades científicas e a Mostra UFF&Arte a sua programação.

Em sua sexta edição, em 2018, ocorreu mais uma relevante ampliação da iniciativa, e outras IES com unidades situadas na cidade aderiram ao projeto, como o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/UERJ) e o Instituto Federal de Educação – Campus Cambuci (IFF), seguidas, em 2019, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET) – Campus Nova Friburgo, a Universidade Cândido Mendes (UCAM) e a Universidade Estácio de Sá (UNESA). A ETARSERRA consolidou-se, assim, como um espaço de caráter interinstitucional e multidisciplinar e tornou-se, em 2019, um projeto extensionista integrador e itinerante, denominado “Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana e Mostra de Artes”.

A partir de sua sétima edição, portanto, a equipe do projeto ETARSERRA passou a contar com representantes de todas as IES públicas com unidades acadêmicas na cidade de Nova Friburgo, do IFF – Campus Cambuci, de duas IES privadas e da SMCTIEPS de Nova Friburgo. Outra estratégia importante para a consolidação do projeto foi a implementação de seu caráter itinerante. Visando ampliar a integração entre as instituições parceiras, a ETARSERRA passou a ser sediada anualmente por uma das IES participante do projeto, iniciando pelo Polo UAB Nova Friburgo do CEDERJ, em 2019, seguido pelo IPRJ-UERJ, em 2020, e retornando ao ISNF-UFF, em 2021.

Dando continuidade a este projeto ousado de ser um espaço público, gratuito e plural, que oportuniza a troca de conhecimentos e experiências entre seus participantes, nas diferentes áreas do conhecimento, com o intuito de contribuir, de forma solidária, para o desenvolvimento regional, no próximo ano, a ETARSERRA e Mostra de Artes completará uma década. Celebrando seus 10 anos, o evento se une a diversas instituições, grupos da sociedade civil e cidadãos pelo país no movimento de comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil e do Centenária da Semana de Arte Moderna. Assumindo como eixo temático central de suas atividades nesta décima edição, os múltiplos sentidos das independências e das artes em nossa região e país, a ETARSERRA objetiva contribuir para fomentar reflexões e ações que contribuam para enfrentar os desafios locorregionais e nacionais de construção de práticas educacionais, científicas e artísticas promotoras de liberdade. 

Considerando as experiências acumuladas nos últimos dois anos de realização do evento em formato integralmente online, em função das limitações impostas pela pandemia de Covid-19, e acreditando na melhora das condições sanitárias com o avanço da imunização de nossa população, o evento será realizado, em 2022, em formato híbrido, no CEFET – Campus Nova Friburgo. Seus objetivos são: divulgar os trabalhos de ensino, extensão, pesquisa, inovação científica e tecnológica, difusão e popularização de ciência e tecnologia e artes produzidos nas instituições de ensino superior, em especial da região serrana do estado do Rio de Janeiro e que dialoguem com o eixo temático central da décima edição do evento; ampliar o debate acadêmico-científico e fortalecer as práticas de ensino, extensão e pesquisa no campo interdisciplinar entre as instituições parceiras e proporcionar um espaço de diálogo entre pesquisadores, membros da sociedade civil e gestores públicos, de forma a promover o intercâmbio de ideias e estimular a interação entre eles, com vistas ao desenvolvimento de nossa região e de nosso estado.

Skip to content